quinta-feira, 17 de março de 2011

Seres de outro planeta

            Eu acho que todo professor deveria ter uma nave da Xuxa. Eu lembro até hoje da abertura do programa da tal rainha dos baixinhos, ela chegava em uma nave rosa de onde saía fumaça, luzes brilhavam e meu coração acelerava, porque eu tinha certeza de que ela estava vindo de outro planeta. Quando o programa terminava era a mesma coisa, só que dessa vez meu coração parava e eu ficava imaginando o que aquele ser estaria fazendo no famigerado planeta Xuxa.
            Tenho a sensação de que alguns alunos meus tem os mesmos sentimentos que eu tinha do tempo em que eu era criança. Mas o sistema é inverso, o coração dos meus queridos discentes não dispara quando eu chego à sala e nem pára quando eu me retiro, com essas idas e vindas eles estão acostumados, eles até gostam (principalmente da hora da partida).
            Coração de aluno dispara mesmo é quando vê professor na rua, no supermercado, na lojinha de 1,99, no cabeleireiro. Mas quem disse que professor tem vida? Pergunte a qualquer aluno qual nome da professora e ele com certeza responderá ”ah, sei lá, só sei que é de português”. É assim, professor não tem nome, é classificado conforme a matéria, não tem vida, para eles todos nós somos seres solteiros, assexuados, sem mãe e sem coração, que vivem em uma biblioteca fechada e úmida, lendo e preparando aula. Docente que é docente não fala palavrão, não gosta de rock, não arrota e se quer solta pum! Imagina, isso seria um grande ultraje!
            Uma vez, no ano passado encontrei dois aluninhos gêmeos na rua, foi um dos melhores dias da minha vida, eles gritavam: “Olha a professora de inglês, mãe olha, olha!”. Senti-me uma deusa, eu tinha sido reconhecida, virei celebridade instantânea.  Mas, o que eu não sabia é que esse dia ficaria para a história. Quando entrei na sala deles naquela semana o assunto da aula foi o encontro na Avenida Carvalho de Mendonça, na outra semana o assunto veio à tona novamente, e na outra também, até que se tornou o assunto do ano! Até hoje, os gêmeos me vêem na escola e lembram daquele dia e comentam “lembra do outro dia em que te vimos na rua?” Como assim outro dia? Isso aconteceu no ano passado!
            Certa feita fui vista no shopping na companhia de um professor, foi assunto para mais de uma semana, e no dia em cheguei à escola de carona com um amigo? Nem sei como sobrevivi! Eu sei que em algum dia desses professor vai ter de viver como celebridade hollywoodiana, sair pela porta dos fundos usando boné, óculos escuros, peruca e sempre fugindo dos alunos – paparazzi.
            Por essas e outras é que acho que professor deveria sim ter uma nave da Xuxa, eu poderia ir para o meu planetinha, entrar na biblioteca úmida e ficar lá ouvindo meu rock’n roll, bebendo coca-cola e comendo Doritos. Só não prometo que não vou falar palavrão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário